JULHO 2013 - TURQUIA, GRÉCIA E BULGÁRIA (15ª VIAGEM)

Turquia, Grécia e Bulgária – 2013 (15ª viagem)

Diário de Bordo

Desde o começo, essa viagem seria diferente, era uma viagem nova e o roteiro tinha algumas apostas!

Quem saiu de Floripa, embarcamos dia 25 de julho para São Paulo.
O Valdinei a Cida e a Solange, saíram de Curitiba, a Solange, demorou mais apareceu!!!

Caroline de Porto Alegre e quem mora em São Paulo, encontro dos 22!

Decidimos ir jantar, todos os restaurantes fechados!

Fizemos um lanche, quando voltamos, 300 pessoas na fila do cheking, nãoooooooo!!!!

Depois de 2 horas, estávamos garantidos no voo da Turkish, a 9ª melhor companhia aérea do mundo!

Dia 1 – 26 de junho – São Paulo – Istambul

03h10 – Embarque para um voo de 12 horas até Istambul, a bordo do Boeing 777. Chegamos as 22h, tivemos algumas dificuldades no aeroporto por contas das malas, acabamos tendo 2 horas pra dormir. Eu e a Léia, fomos no hotel que nós ficaríamos na volta para Istambul, deixar as malas, para facilitar nossa passagem pela Grécia e Bulgária!

A Léia dormiu 1h, eu não consegui dormir!

Dormimos em Istambul obrigatoriamente porque o voo para a Grécia sai pela manha.

Dia 2 – 27 de junho – Istambul – Atenas – Grécia

As 5h saímos do Hotel para o Aeroporto, embarque as 7h, chegada as 9h em Atenas. O ônibus nos pega no aeroporto e vamos direto para Korinto, uma breve parada para ver o Canal Korinto, almoçamos, e seguimos para Kilini. Nosso motora era meio lento, e não tinha muita noção do tempo para chegar nos locais, chegamos no porto em Kilini as16h47. As 17h, pegamos o ferry para Zaquintos. Em Zaquintos, não tinhamos o transporte contratado, após uns 40 minutos eu e a Léia,conseguimos um ônibus para nos levar até um estremo da Ilha!

Demorou pra chegar, mas ficamos em um lugar espetacular, a família Potamitis, nos recebeu como parte da família!!!!

Alguns de nos tivemos a oportunidade de dormir em dois dos moinhos de vento, na propriedade da família!

Estadia em Zaquintos!

Dia 3 – 28 de junho – Sexta-feira –Grécia

Pela manha, saímos com o barco da família para conhecer as Blue Caves, cavernas comaguas azuis!

Eles resistiram muito em nos levar a Praia do Naufrágio, mas após nossa insistência, eles nos levaram em um mar, muiiiiiito balançado!

Valeu a pena, ver a praia mais bonita do mundo!!!!

As 15h tomamos o ferry para Kilini, rápida passada por Olimpia. O trajeto de Olimpia até Atenas é feito pelo centro do Peloponeso, por montanhas e pequenas cidades, foi o pior trajeto de toda a viagem, muito duro. Por isso não voltaremos para Zaquintos!

Chegamos em Atenas as 23:59h.

Estadia em Atenas

Dia 4 – 29 de junho – Sábado – Grécia

Acordamos as 7h para o cruzeiro. Cruzeiro por Três Ilhas Gregas, Hydra, Poros e Aegina. O cruzeiro foi “legalzinho”, muito tempo de barco e pouco nas ilhas. Também não será repetido!

Visitamos estádio Olímpico e voltamos caminhando para o Hotel!

Dia 5 – 30 de junho – Domingo – Atenas – Sófia

Visita a Atenas, Partenon, Museu da Acrópoli. Acabamos ficando pouco tempo em Atenas. As 12h fomos ao Aeroporto de Atenas de Taxi, embarque as 15:15 para Sófia. Escala em Istambul as 16:35, embarcamos as 20h, chegamos as 21h15 em Sófia. Sófia era uma das apostas da viagem, desde o aeroporto todas as pessoas foram muito simpáticas, muito mais que Turquia e Grécia.
O hotel era ótimo, eu e a Léia decidimos sair para comer, apesar das ruas escuras, era muito tranquilo!

Estadia em Sófia

Dia 6 – 1 de julho – Segunda – Sófia – Istambul

Eu tinha enviado um email para um grupo fazer um free tour, uma caminhada guiada pela Sófia. Nossa guia era a sorridente Petya. Uma simpática professora, que nas horas vagas, mostrava a cidade para pequenos grupos!

Ela se assustou ao ver quase 40pessoas. Entre as muitas historias que ela contou, a mais engraçada era da época comunista, que as pessoas tinham uma fila de exatos 10 anos para receber sua casa. A parte engraçada é que as pessoas tinham que escolher se queriam receber a chave de manha ou de tarde, quando as pessoas questionavam, pelos 10 anos, o argumento dos agentes da habitação era que eles tinha que marcar o encanador!

Após a visita, fomos almoçar em uma Taberna, que deve ter uns 500 anos, se mantem com características da época!
Tomamos uma sopa servida dentro de um pão e um pratocom carneiro!

Excelente!!!!

Deveríamos voltar de trem para Istambul, mas a linha estava interrompida, tivemos que voltar de avião.
21h50 – Embarque para Istambul.

Estadia em Istambul

Dia 7 – 2 de julho – Terça – Istambul

Finalmente chegamos para ficar em Istambul!

Alguns foram no banho turco mais famoso, tarde livre!
O banho turco é o mais tradicional de toda a Turquia, a Léia levou 5 das moças e eu, Leandro, André e o Valdinei, nos divertimos com nossas historias no banho turco….
Resumindo, para as mulheres vale a pena, mas pra nos homens, não teve muita graça, a massagem muito fraca e pouco tempo!

O que valeu mesmo foi ir em um dos 1000 lugares para ir antes de morrer…

Dia 8 – 3 de julho – Quarta – Istambul

As 8:45h como combinado a guia de turismo, Selen, estava no hotel para nos conduzir pelo espetacular centro histórico de Istambul!

Visitamos:
1 . Visita a Cisterna de YEREBATAN (agua de cisterna)
2. Visita a Hipódromo Romano (bigas e lutas politicas). É possível ver o Obelisco Egípcio, a Coluna da serpente e a fonte Alemã.
3. Visita a mesquita Azul (a mesquita mais bonita em Istambul, a unica mesquita com seis (6) minaretes…
4.Visita a Santa Sofia (grande exemplo da arquitetura bizantina..), 09:00 saída do hotel
5. Visita ao Palácio de TOPKAPI (o palácio dos sultões otomanos)

Nosso hotel era muito bem localizado, nos permitia fazer tudo caminhando!

A tarde, fizemos um passeio de barco no Bósforo, pelo percurso da travessia. O que não foi acertado foi o barco, era barato, exclusivo, mas com isso, ele andava a 10 por hora, pra economizar combustível!

Para os nadadores foi ótimo, para montar a estratégia de nadar!

Eu e a Léia, fomos até o local da Travessia. Pegamos um bonde, depois um onibus, como era horario de movimento, descemos do onibus e seguimos caminhando. Nós tinhamos um papel com o nome do parque, paramos em uma loja, o dono da loja era muito simpatico, ele disse que apoiava os protestos no Brasil. Assim que saimos, nos demos conta que esquecemos o papel na loja, para nossa surpresa, quando voltamos, ele tinha fechado a loja!

Caminhamos e encontramos o parque!

Dia 9 – 4 de julho – Quinta – Istambul/Kayseri/Goremi\Capadócia

14h55 – Saída para Kayseri, na Capadócia
16h20 – Chegada em Kayseri – Viagem de ônibus (60 km) até Goreme
17h00 – Chegada em Goreme, a cidadezinha que usaremos como base para visitar a Capadócia. Assim que chegamos no hotel, um “figura” que falava português, se achava o “MustafaBai” da novela, ele tinha uma loja de tapete, que segundo ele foi patrocinador danovela!

Ofereceu para levar o pessoal na caverna do Ziah e ofereceu um jantar grátis pratodos!

Eu particularmente não estava gostando muito da historia, mas algumas pessoas se empolgaram, eu não quis cortar!
O que fiz foi chegar nele e dizer que era um grupo de nadadores e ninguém queria comprar tapetes.

Ele disse que não mudava nada!

Dia 10 – 5 de julho – Sexta-feira – Goreme

06h00 – Voo de balão sobre a Capadócia .

A melhor parte da nossa passagem pela Capadoccia, um lindo a tranquilo voo debalão!!!

A empresa muito profissional!

Todos bem, voltamos ao hotel, alguns foram visitar as igrejas nas cavernas, outros fazer compras. Alguém descobriu a loja mais barata da Turquia!

A tarde, caverna do Ziah, joalheria do Ziah, o próprio Ziah estava lá!

O Ziah verdadeiro é milionário!

A noite, o jantar, foi a metade das pessoas, e ninguém comprou tapete!!!
Eu particularmente comemorei o fato!
Não gostei da armaçãozinha dos “brimos”!
Conclusão sobre os turcos, ele não são muito chegados a um banho e a desodorante!
Talvez eles se deem conta que, se todos os turcos decidirem tomar banho todos os dias como os brasileiros, acaba a agua da turquia!

Um grupo foi fazer um pesseio de quadriciclo, para alguns, foi tão interessante quanto o voo de Balão!

Dia 11 – 6 de julho – sábado – Goreme/Kayseri/Istambul

Parte do grupo foi visitar as cidades subterraneas.

11h55 – Viagem de ônibus para Kayseri
14h30 – Embarque em Kayseri para Istambul
13h20 – Chegada em Istambul

Estadia em Istambul

Dia 12 – 7 de julho – Domingo – Dia da Travessia – Istambul

Saímos do hotel as 6:30h, confirmação inscrição da Travessia. Quando chegamos lá, nos deparamos com um mega evento, um super kit para os atletas, um patrocínio muito poderoso, uma empresa de equipamentos de natação, oferecia sunga e maio a vontade para todo o publico. O evento com direito a 2 helicópteros, telão com nome dos atletas assim que chegavam!

A Travessia é muito diferente de tudo que todos já viram, uma correnteza fortíssima a favor, não podia ir pra margem na hora errada, porque tinha contra corrente, e se passasse do local de chegada, tinha que nadar na contra corrente!

Nossos 2 nadadores mais fortes tiveram dificuldade, acabamos ficando com 3 terceiroslugares, o Sergio, e a meninas que vieram de “azaronas” disseram que vieram passeando e acabaram levando pra São Paulo 2 medalhas de bronze!

Valeu Cristina eLucia!!!!

Na volta ao hotel, eu escolhi um lugar, outro banho Turco, um lugar que não é famoso, mas a massagem era muiiiiiiiiiiiiiiiito melhor que o outro!
Um lugar bem interessante e diferente!

A Turquia foi uma surpresa para todos, não vimos pobreza, tudo funciona, excelentes estradas, otimos aeroportos, a 9ª melhor companhia aerea do mundo. Um sistema de transporte integrado, bonde, onibus e barcos. Um mar com um movimento gigante e uma das maiores cidades do mundo, e uma agua limpa, transparente!

Os dirigentes de nossas cidades poderiam passar uns dias aqui, não precisa inventar a roda, os turcos já inventaram!

Dia 13 – 8 de julho – Segunda – Istambul

Dia livre, fazer ultimas visitas e comprar ultimas lembranças!!!

Eu e a Léia fomos no Grand Bazar, o maior do mundo. Paramos em uma loja, que tinha um menino, filho do dono da loja, os turcos levam os filhos pra aprender o oficio. Omenino tinha a idade do nosso filho, a saudade bateu forte, choramos em pleno grandbazar!

Ultimo jantar em Istambul, foi em um restaurante…….Koreano!!!

Estadia em Istambul.

Dia 14 – 9 de julho – Segunda – Istambul São Paulo

Embarque as 9h30, chegada prevista em São Paulo as 17h05.

Embarque para nossas cidades!